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Ponte ferroviária sobre o Rio Este

Ponte Ferroviária sobre o Rio Este – Substituição da ponte existente sem interrupção de tráfego

O projecto ferroviário de remodelação da Linha do Minho previa na travessia do Rio Este, próximo da Estação de Nine, a duplicação da via única existente e a criação de três novas vias, duas do Ramal de Braga e uma via de saco da Estação. 
 
A ponte existente era constituída por um tabuleiro metálico de duas vigas de alma cheia apoiadas em encontros de cantaria.
 
A nova ponte foi projectada em betão armado com um tabuleiro de três vãos com cerca de 30 m de largura e extensão de 37 m, apoiado em pilares-estaca com 1.2 m de diâmetro, dotados de travessa superior.
 
Por forma a manter em serviço a Linha do Minho durante a construção, a obra foi executada em duas fases:
1 – Execução de uma faixa do tabuleiro, com 7.0 m de largura (lado jusante), respectivos pilares-estaca e troços dos encontros correspondentes. Dada a proximidade das fundações à via actual foi efectuada a contenção dos aterros.
2 – Na segunda fase o tráfego ferroviário passou a fazer-se pelo novo tabuleiro. A ponte metálica foi desactivada e demolida, procedendo-se à execução da estrutura restante.

Projecto: 2000; Entrada em serviço: 2004
Cliente: WSAtkins; Dono de Obra: REFER 

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