PCA Engenharia, Lda.
Nova Ponte sobre o Rio Tejo no Carregado
 
ApresentaçãoObjectivosHistorialContactos
Projectos
> Empreendimentos
Ponte sobre o Rio Dão

Ponte sobre o Rio Dão

A Ponte sobre o Rio Dão insere-se no troço Tondela / Carregal do Sal da E.N. 230.

O tabuleiro apresenta uma largura de 11,5 m e uma extensão de 176,0 m, com um vão central de 80,0 m e dois vãos extremos de 48,0 m, sendo constituído por um caixão unicelular de inércia variável com altura de 4,50 m sobre pilares e 2,25 m nos fechos.

O tabuleiro é pré-esforçado longitudinalmente por cabos interiores e aderentes, complementados por um par de cabos de pré-esforço exterior substituíveis.

Os pilares são monolíticos com o tabuleiro, possuem secção oca inscrita num rectângulo com 4.00 m x 2,40 m, alturas livres de cerca de 20,0 m e fundação directa.

A construção do tabuleiro foi efectuada através do processo de consolas de avanço sucessivo, com recurso a dois pares de cimbres móveis.

Com o objectivo de facilitar a inspecção e manutenção da obra de arte previu-se: Instalação nos encontros de perfil metálico para montagem de ponte rolante e ganchos na prumada dos alçapões de acesso ao interior dos pilares; ventilação natural do tabuleiro por orifícios no caixão e nos pilares e instalações eléctricas dotadas de circuitos de iluminação e tomadas no tabuleiro e pilares. Estas instalações podem ser alimentadas por gerador portátil a ligar ao quadro eléctrico previsto em cada encontro.

 
Cliente: IEP – Instituto das Estradas de Portugal
Projecto: 2003
Entrada em serviço: 2009