Passagens Superiores na Auto-estrada do Norte - A1, Sublanço Feira / Carvalhos – Trecho Feira/IC24 O alargamento da Auto-estrada do Norte para 2x3 vias obrigou à substituição de sete passagens superiores no sublanço Feira/IC24. As novas obras foram projectadas de forma a permitir um futuro alargamento para 2x4 vias, o que conduziu à adopção de vãos livres superiores a 40.0 m. As diferentes condições geotécnicas e de traçado rodoviário levou à concepção de obras de dois tipos base: - PS410 e PS417 Traçado em recta, ligeiramente enviesado relativamente ao eixo da autoestrada. Boas condições de fundação. Foram projectados pórticos de betão armado pré-esforçado, constituídos por tabuleiros em laje nervurada com largura de 15.90 m e vão livre da ordem dos 40.0 m, altura variável entre 1.2 m e 1.8 m e montantes também de inércia variável. - PS411, PS412, PS413, PS415, PS416 e PS418 Traçados rectos ou em curva, incluindo em vários casos troços de largura variável na aproximação a entroncamentos ou rotundas. Fundação indirecta por estaca na maior parte das obras. Foram projectadas passagens superiores de três vãos com tabuleiros em laje nervurada, com larguras entre os 12.0 m e os 15.0 m, vãos principais entre os 42.0 e os 46.0 m, com altura variável de 1.2 m a 1.8 m e pilares de secção elíptica. Cliente: Brisa, Auto Estradas de Portugal, SA Projecto: 2003 Entrada em serviço: 2006 |